FEIRA CULTURAL DE COIMBRA DE 2015

Feira Cultural de Coimbra de 2015

A edição 2015 da Feira Cultural de Coimbra decorreuentre 30 de maio e 7 de junho, no Parque Dr. Manuel Braga. 

Entre vários aliciantes, a homenagem ao poeta Manuel Alegre realiza-se no dia de abertura da feira, a 30 de maio, nos Paços do Município de Coimbra, seguida da sessão evocativa dos 50 anos do lançamento do livro Praça da Canção, da autoria do homenageado. "Apesar de alguns o tentarem diminuir, nós temos muito orgulho nele", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, salientando "a relevância política e cultural, bem como o prestígio deste poeta para Coimbra, para Portugal e para a exaltação dos valores da liberdade, da fraternidade e da igualdade".

Para Manuel Machado, "a CMC tem realizado a Feira Cultural com cuidados acrescidos, visando alterar o antigo paradigma da Feira do Livro e alargando-o a outras motivações, com o objetivo essencial deste tipo de iniciativas do gosto pelo livro e pelas diferentes áreas da cultura, usufruindo de um espaço excelente". "Através de um estudo realizado sobre a opinião geral dos visitantes e expositores da edição do ano anterior, procurámos inovar a Feira Cultural de Coimbra deste ano apresentando-a numa versão melhorada e mais abrangente."

"A grande festa cultural", segundo o presidente da autarquia, "reúne o livro, o artesanato, as artes plásticas, as artes performativas, as edições musicais, a gastronomia, bem como algumas representações oficiais de relevo de Coimbra, que materializam o pulsar institucional desta cidade". "A novidade para 2015 é a abertura de outra valência, dedicada à temática da Cultura e Criatividade, onde se evidenciam as indústrias criativas, apoiando-se e incentivando-se, deste modo, a economia local e regional", reforçou, salientando que "o certame integra, este ano, 158 expositores".

Na feira, poder-se-á assistir, entre outros eventos, às atuações de Inês Santos, de Pedro Tochas, da Brigada Victor Jara, da Orquesta Clássica do Centro, dirigida pelo maestro António Sérgio, e com a presença de Vitorino. 

O presidente da CMC endereçou ainda um agradecimento a todos os colaboradores do município pelo bom programa apresentado este ano em termos qualitativos e quantitativos. Por seu turno, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, salientou "a criação de novas áreas de estar e de locais para a realização das atividades", devido ao feedback positivo recebido sobre a edição anterior. "A grande maioria das atividades será realizada no coreto e no palco ali situado, ficando a zona de gastronomia em seu torno, valorizando assim uma área belíssima." "Iremos também dispor de uma zona privilegiada de lounge, à beira do rio, junto ao pavilhão da CMC. Para além da habitual zona de gastronomia, este ano iremos ter também restaurantes." A vereadora agradeceu ainda aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, pela presença de um trólei na feira. 

O aumento significativo de expositores em todas as áreas presentes na feira é a prova da grande adesão manifestada pelos interessados em integrar o certame.