PORTUGAL PASSA A CELEBRAR O DIA DA GASTRONOMIA: A CADA ÚLTIMO DOMINGO DE MAIO

Na Cozinha da Terra da Casa de Louredo, Paredes Barbara Raquel Moreira

Parlamento institui dia que celebra gastronomia portuguesa a cada último domingo de Maio.
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira por unanimidade um projecto de resolução, após iniciativas da maioria e do PS, que institui o Dia Nacional da Gastronomia em cada último domingo de Maio.
A aprovação em sessão plenária mereceu mesmo uma breve salva de palmas das galerias por parte de representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), trajados a rigor, com capas e chapéus, manifestação desta vez tolerada pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que sorriu na sua direcção.
"A gastronomia portuguesa é património imaterial, é o tangível de um enorme intangível. É saber-fazer, é a singularidade dos processos de produção que trazem ao de cima, como o azeite na água, a arte da cozinha", lê-se em comunicado da FPCG, que se congratulou, pois "é Portugal que se afirma para dentro e para fora de si próprio". 
Disponível em: <http://fugas.publico.pt/Noticias/350309_portugal-passa-a-celebrar-o-dia-nacional-da-gastronomia> Acesso em 26 jun 2015.
Postado por Cristina Serrano Mascarenhas, em Coimbra, Portugal.