CONVERSANDO SOBRE A REDE MUNDIAL DE CIDADES CRIATIVAS - GASTRONOMIA


A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco reconhece e apoia a criatividade  em sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Artes Media, como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. 

No caso do título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

A Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de: Belém e Florianópolis (Brasil), Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia), Tucson (EUA), Resht (Irã0), Phuket (Tailândia), Parma (Itália), Jeonju (Coreia do Sul), Bergen (Noruega), Dénia (Espanha), Enseada (México),Popayán (Colômbia) e Gaziantep (Turquia).

O Brasil possui apenas cinco cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Florianópolis e Belém na gastronomia, Curitiba integra a Rede na categoria Design, Salvador na categoria Música e Santos em Filmes.

Algumas Ações Relacionadas à FLORIPA como  

CIDADE UNESCO DA GASTRONOMIA



Observatório da Gastronomia
A criação do primeiro Observatório da Gastronomia no país já iniciou com a realização de duas oficinas nos últimos meses de 2014, quando representantes de diversas entidades ligadas ao setor discutiram os conceitos e definiram que perguntas o Observatório deve ajudar a responder de modo a contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local.
“Observatório são plataformas de cocriação, coparticipação, devem envolver toda a sociedade para buscar a solução de seus problemas e são uma tendência em todos os setores”, explica Neri do Santos, professor da UFSC que foi facilitador nas oficinas.
Laboratório de Inovação Cultural
O objetivo do Laboratório de Inovação Cultural – LabinFloripa é dar suporte executivo aos projetos e ações propostas junto à UNESCO relacionadas com o design, o artesanato e as artes digitais. As principais metas para 2015 incluem a realização de uma pesquisa sobre “Memórias Sensitivas de Florianópolis” para embasar os processos criativos, em especial aqueles relacionados com a gastronomia; além de outra pesquisa sobre “Culinária de tradição e de Inovação de Santa Catarina” e a realização de uma Oficina Criativa capaz de propor uma oferta diferenciada de objetos de suporte e valorização da gastronomia regional e do artesanato local.
Vale a pena conferir o dossiê que apresentou Florianópolis para a UNESCO.
Disponível em <http://floripamanha.org/wp-content/uploads/2014/02/unesco_relatorio_6a_2013.pdf> Acesso em 20 dez 2015.
Postado por Cristina Serrano Mascarenhas, em Coimbra.