n
Parque Verde do Mondego, em Coimbra.
Depois da Baixa, chegamos no Rio Mondego. Nas duas margens existem parques, onde você encontra o pessoal correndo e fazendo piquenique. Do lado leste, onde fica a cidade velha, fica o Parque Dr. Manuel Braga. Desse lado, há alguns restaurantes e bares abertos para almoço e jantar.
Parque Verde do Mondego, em Coimbra.
Do outro lado fica o Parque Verde do Mondego, com piscinas naturais no Rio, áreas para crianças e para shows. O Parque Verde do Mondego tem no projeto um rio o grande protagonista de requalificação ambiental e na criação do Parque Verde do Mondego, com uma área de mais de 400.000 metros quadrados, o ponto de viragem para uma nova forma de viver Coimbra, mais moderna e contemporânea.
No Parque Verde do Mondego encontra-se o Urso de Relva artificial,. uma escultura, considerada referência dentro do parque.
Ponte Pedro e Inês, em Coimbra.
Para cruzar de um lado para o outro os pedestres podem usar a Ponte Pedro e Inês. A Ponte Pedro e Inês, inaugurada em 2006, é uma ponte pedonal e de ciclovia sobre o rio Mondego, no Parque Verde do Mondego da cidade de Coimbra, a montante da Ponte de Santa Clara e a jusante da Ponte Rainha Santa Isabel.
Ponte de Santa Clara, em Coimbra..
A Ponte de Santa Clara, é uma ponte rodoviária sobre o rio Mondego, no centro da cidade de Coimbra em frente do Largo da Portagem, o centro da cidade. A sua construção permitiu a substituição da antiga ponte de ferro que começou a ser construída em 1873 sendo aberta ao público em 1875, e que, por sua vez substituíra a antiga ponte de pedra datada de 1513. Permitiu a continuação da ligação entre Santa Clara e o centro da cidade (Largo da Portagem) e a restante Baixa de Coimbra.
Ponte Rainha Santa Isabel, em Coimbra.
A Ponte Rainha Santa Isabel é uma ponte atirantada, de tirantes, assimétrica, sobre o rio Mondego, a montante do centro da cidade de Coimbra, inaugurada em 2004. É de se destacar que o rio Mondego é o quinto maior rio português e o primeiro de todos os que têm o seu curso inteiramente em Portugal. Nasce na serra da Estrela e tem a sua foz no oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz. É o rio que banha a cidade de Coimbra, sendo o mais cantado na poesia e cancioneiro português