COIMBRA EM 2 DIAS | ESCADARIAS MONUMENTAIS

Escadarias Monumentais, em Coimbra.

Subindo a rua a partir da Praça da República se chega nas imponentes Escadas Monumentais. Cartão-postal de Coimbra, vale a pena subir os 125 degraus até a Praça Dom Dinis, o início da área da Universidade. 

As Escadas Monumentais é um monumento na cidade portuguesa de Coimbra. São o resultado de uma intervenção urbanística realizada durante o período do Estado Novo e que abrangeu uma vasta área - conhecida como a Alta Universitária. Ligam a Praça D. Dinis à Rua de Oliveira Matos e à Praça da República.
A intervenção, que visou a concentração de todas as faculdades e serviços relacionados à Universidade de Coimbra na zona alta da cidade, decorreu durante a década de 50 (estendendo-se ainda aos anos 60, quando foi inaugurada a última das obras emblemáticas - o Departamento de Matemática, a 17 de Abril de 1969) e levou à destruição de grande parte do centro histórico de Coimbra. Neste processo desapareceram a antiga sede da AAC, o edifício do Governo Civil, a Biblioteca Geral, parte da muralha do castelo medieval, igrejas, entre outros espaços históricos para a cidade.
No lugar onde foram construídas as Escadas Monumentais existia, até à intervenção, uma escadaria, de menor volumetria e ladeada por árvores - conhecida como "Escadas do Liceu", e que dava ainda acesso ao Bairro de S.José, a sul.
As Escadas Monumentais, como toda a intervenção na alta, são caracterizadas pelo estilo grandioso e austero da arquitetura do estado novo.
Durante a Crise Acadêmica de 1969 foram um dos palcos da contestação estudantil assim como da repressão e carga policial exercida pela ditadura do Estado Novo.